quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O Beijo da Traição (1998)



Nome: O Beijo da Traição (Judas Kiss).
Diretor: Sabastian Gutierrez.
Gênero: Policial/Drama/Suspense.
Elenco: Carla Gugino, Simon Baker, Alan Rickman, Emma Thompson e outros.
Nota: 3 estrelas.
Página no IMDb

O começo pode lembrar um pouco o estilo de Quentin Tarantino, mas a impressão passa com o desenrolar do filme; trata-se, afinal, de algo muito diferente. Logo de cara, assistimos a dois homens e uma mulher seqüestrarem um rapaz, atirarem numa mulher que descia as escadas e que os viu e correrem para um caminhão no estacionamento do prédio, onde um quarto integrante da trupe aguardava.

A única seqüestradora, então, começa a conversar com Jesus e a explicar o quê está acontecendo para ele e para a audiência. Ela é Coco Chavez (Carla Gugino), uma linda mulher que ganhava a vida até então criando armadilhas para divórcios com o namorado, Junior Armstrong (Simon Baker), onde ela normalmente seduzia o marido e o namorado aparecia para tirar fotos e apresentar as fantásticas demandas da mulher "traída".

No entanto, é Coco quem tem a idéia de mudar de ramo, partindo para o seqüestro: afinal, apenas um deles bem-feito e o resgate pode ser suficiente para uma vida inteira na beira da praia com um martini na mão. O casal primeiro convence Lizard Browning (Gil Bellows) e depois Ruben Rubenbauer (Til Schweiger) - o primeiro competente e intimidador quando ao telefone; o segundo assustadoramente estúpido e capaz das coisas mais bizarras.

Entram em cena logo depois a dupla encarregada de solucionar tanto o seqüestro quanto o assassinato da mulher que descia as escadas logo no começo do filme: são eles Sadie Hawkins (Emma Thompson), agente do FBI e David Friedman (Alan Rickman), detetive da polícia. Forçados a trabalherem juntos por suas tarefas estarem aparentemente ligadas, a troca de informações entre eles é o que vai ajudar a chegar ao eventual desenlace do caso.

Enquanto isso no cativeiro, Coco não está nada bem. Tendo matado pela primeira vez, ela se sente estranha e tenta aliviar a tensão de várias maneiras, seja fazendo sexo com o namorado ou procurando confortar a vítima do seqüestro com conversa (cujo resgate está orçado em "apenas" quatro milhões). Quem cuida do resgate é justamente Walters (Joey Slotnick), um funcionário leal e muito azarado que é acompanhado constantemente pela agente Hawkins, cujos conselhos ou pioram a situação ou então deixam o pobre mediador ainda mais nervoso.

Enquanto o FBI trabalha contra o relógio para encontrar o paradeiro do milionário desaparecido, o detetive Friedman vai atrás de pessoas que conheciam a mulher assassinada. Conversando com sua melhor amiga, ele eventualmente descobre que ela e o homem seqüestrado tinham um affair secreto, sendo terça-feira o dia dos encontros proibidos do casal. Intrigado, o detetive vai atrás do marido da mulher assasssinada, o senador Rupert Hornbeck (Hal Holbrook), depois de ter reunido provas do affair - somente para ser mal-tratado e ameaçado pelo viúvo ao tentar compartilhar as evidências encontradas (ligações telefônicas em um padrão constante entre os dois amantes).

O detetive começa a suspeitar de algo e vai atrás do colega que está substituindo - desde o início ele deixou bem claro que não queria aquela tarefa, mas seu chefe o forçou a assumi-la porque o outro detetive havia se machucado. Com alguma persuasão, ele descobre que o machucado do outro detetive é uma farsa, o que só aumenta as suas suspeitas.

A agente Hawkins, enquanto isso, se prepara junto com Walters para a entrega do resgate. O problema é que do outro lado, Lizard fica mudando os locais para onde o resgate deve ser levado, forçando tanto o FBI quanto o funcionário a correrem para diversos locais diferentes, de uma borracharia a um motel de beira de estrada, sempre cumprindo o horário espeficificado no telefonema para não correr riscos do pobre seqüestrado ser assassinado enquanto isso.

Junior e Ruben acompanham Walters, sempre escondidos da vista do mesmo, fornecendo por telefone os dados que Lizard precisa para convencer o FBI e o resto dos interessados no final do seqüestro de que ele está bem perto - e observando tudo. Coco permanece com a vítima no cativeiro, especialmente preocupada com o namorado e pensando no dia em que eles se conheceram, bem como os diversos momentos que eles já passaram juntos.

Walters consegue, em determinado momento, entregar a maleta cheia de dinheiro da forma como os seqüestradores haviam pedido, lançando-a de um trem em movimento sobre uma ponte. Ruben e Junior pegam a pasta, fugindo dos tiros e dirigindo apressadamente para longe dos agentes do FBI. É dentro do carro que Junior tem um problema, precisando descer para pegar algo no porta-malas do carro, deixando o outro seqüestrador com o dinheiro dentro do veículo - somente para aproveitar a pequena parada para matar Ruben, pegando o dinheiro, trocando de carro e sumindo dali. É o primeiro momento em que o título faz sentido com a trama.

O detetive Friedman, a essa altura, já desconfia bastante do senador, especialmente após uma conversa reveladora com seu chefe. Seguindo-o discretamente, ele percebe que, para começo de conversa, o seqüestro e o assassinato estavam interligados - bem como foi ele o responsável por orquestrar ambos. Do outro lado, é Junior quem está facilitando as coisas, deixando Coco e Lizard desarmados e revelando o local do cativeiro.

Mas Coco prova que não é apenas bonita - tem cérebro também. Em uma breve conversa com a sua pobre vítima, ela descobre sobre o affair que ambos mantinham, bem como a data dos encontros: terça-feira. Lentamente, ela se lembra de como o seqüestro havia sido planejado, Junior manipulando-a de forma que ela acreditasse que aquele seria um dia como qualquer outro e não um especial. Chocada com a possibilidade da traição, ela corre para as armas que haviam sido deixadas na casa e descobre todas sem munição, correndo em direção ao carro onde ela deixava um revólver de reserva.

Enquanto isso, os capangas do senador chegam ao cativeiro, dando início a torturas e todo tipo de humilhação por parte do político, que transmite sua voz por um rádio. Ao mesmo tempo, tanto Friedman quanto Hawkins já perceberam a trama, mas um acidente de carro que deixa ambos em condições improváveis de continuarem com a perseguição automobilística.

Prosseguir com o relato da história seria entregar o final por completo, coisa abominável quando se trata de um suspense. É, aliás, um noir que tem na traição o seu principal mote - afinal, quem está traindo quem no filme? A corrupção também corre solta, sobrando nos personagens de Alan Rickman e Emma Thompson a pouca decência das duas coorporações que representam e que parecem ter sucumbido ao poder do dinheiro.

É essa dupla também a responsável pelos melhores momentos de comédia do filme; seus diálogos são afiados e rápidos, regados com uma familiaridade que esses dois grandes nomes do cinema britânico não conseguiram de um dia para o outro: sua amizade dentro e fora das telas contribuiu para uma química invejável entre eles.

Já Carla Gugino funciona como a mulher fatal e com roupas coladas que é de praxe nesse tipo de filme; sua atuação, no entanto, não é espetacular a ponto de carregar o filme como narradora. Talvez, em um papel de menor destaque, essas falhas não seriam tão facilmente notadas. A Simon Baker também falta firmeza, na minha opinião; o jeito como ele atua durante todo o filme me parece forçado, demonstrando sempre a mesma cara e as mesmas reações em todos os pedaços.

O maior problema não é tanto com o elenco e sim mais com o enredo - o filme, para um seqüestro, se passa devagar demais. Com apenas uma trama principal, ela não poderia se desenrolar tão lentamente, descaracterizando o gênero. Os personagens também são mal apresentados, não ficando muito para o espectador descobrir, entender e apreciar cada um - salvo, talvez, pelo par já destacado e formado por Rickman e Thompson.

A localidade (Nova Orleans) também se mostra um pouco ingrata. O valor dado à paisagem foi mínimo, podendo muito bem ter se passado em qualquer lugar menos marcante (e mais barato). Os trechos aleatórios de um filme pornô com alienígenas, se muito, dão um tom de bizarro que não casa exatamente com o resto da trama - outra coisa que poderia ter sido dispensada.

No geral, é um filme divertido e com um final merecido, considerando a trama desenvolvida até então. Não perca uma das cenas finais, com o detetive e a agente totalmente estrupiados porém felizes: é um bom resumo do filme: muito esforço para não chegar a nenhum lugar marcante, mas suficiente para distrair e tirar bons momentos.