quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Razão e Sensibilidade (1995)



Nome: Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility).
Diretor: Ang Lee.
Gênero: Drama/romance/comédia.
Elenco: Emma Thompson, Alan Rickman, Kate Winslet, Hugh Grant e outros.
Nota: 4 estrelas.
Página no IMDb

Adaptação do livro de mesmo nome da escritora britânica Jane Austen, críticos da sua obra dizem que Razão e Sensibilidade é o seu livro mais fraco, mas a fonte de um filme maravilhoso. A transformação para o cinema foi feita pela própria Emma Thompson, atriz que também participou do filme.

O filme começa com a morte de Mr. Dashwood, que deixa a sua segunda esposa com três filhas de diferentes idades sozinhas. Ele implora no seu leito de morte para que seu filho (do primeiro casamento) não deixe as garotas abandonadas - mas a sua nora é gananciosa e no final, a soma que fica de fato para as irmãs é ínfima.

Sabendo que perderão a casa onde vivem atualmente para o filho homem de seu pai no primeiro casamento, nenhuma das três irmãs Dashwood está feliz com a situação, mas demonstram seu descontentamento de maneiras diferentes: Elinor (Emma Thompson) é prática, reprime suas emoções e é extremamente racional; Marianne (Kate Winslet) é mais nova e emotiva, amante da poesia e de sentimentos fortes e intensos. Por fim, Margaret (Emilie François) ainda é muito nova para se envolver em relacionamentos, mas tem criatividade e inteligência de sobra.

John Dashwood (James Fleet) é o filho de Mr. Dashwood que herdará a casa, e ele chega à mesma junto com sua esposa - uma mulher extremamente arrogante e desagradável com todos, que não faz questão alguma de esconder que quer as três irmãs e a senhora Dashwood o mais rápido possível fora dali.

O cunhado de John Dashwood chega à mansão para passar alguns dias com a irmã, e quando todas já se preparam para mais um homem intragável, a família Dashwood se supreende com Edward Ferrars (Hugh Grant), um galante e educado homem que estima muito as três irmãs e convive amigavelmente com todas. No entanto, é com Elinor que ele desenvolve uma ligação mais profunda, e mesmo a mais racional das irmãs não consegue negar que sente algo por Edward quando elas recebem a notícia de que um primo distante tinha um chalé vazio no qual elas poderiam morar confortavelmente.

A partida é triste, mas Edward promete visitá-las na nova casa em breve. Assim que chegam ao novo chalé com apenas dois dos antigos criados, elas conhecem o dono daquelas terras: o distante primo dos Dashwood, Sir John Middleton (Robert Hardy) que é viúvo e mora com sua mãe, a fofoqueira e animada Mrs. Jennings (Elizabeth Spriggs). Eles insistem em fazer as refeições junto às irmãs e a senhora Dashwood, sob a desculpa de que não há muito o que fazer por lá - alertando Elinor, inclusive, de que seu amor misterioso será descoberto um dia, porque ninguém guarda segredos ali.

Durante uma tarde na casa de Sir John, todos se retiram para a sala de música para ouvir Marianne tocar - excelente pianista, a garota adora cantar também e é durante essa pequena apresentação que o Coronel Christopher Brandon (Alan Rickman) conhece a sensível Marianne e se apaixona por ela. O Coronel e Sir John são amigos de longa data, de quando lutaram juntos na guerra na Índia.

O interesse do Coronel em Marianne é o que Mrs. Jennings precisava para animar os arredores, e começa a pensar em como casá-los apesar da idade do Coronel - ela se orgulha da incrível quantidade de casamentos perfeitos que já arrumou, incluindo sua filha. Mas a própria Marianne não liga muito para isso e despreza o Coronel, ficando muito mais encantada com outro homem - John Willoughby (Greg Wise), um nobre que a encontra na chuva, justamente quando ela havia torcido seu tornozelo e estava em apuros.

Os dias prosseguem calmamente, sendo que Edward nunca as visitou ou escreveu - salvo por uma vez, para enviar um presente à Margaret. Willoughby e Marianne parecem cada vez mais apaixonados, com interesses em comum e passando todo o tempo juntos, coisa que evidentemente magoa o bondoso Coronel. Mesmo assim, ele convida a todos para um piquenique nas suas terras, quando a chegada de uma carta de conteúdo desconhecido faz com ele parta subitamente e cancele o passeio. Suspeita-se que seja relacionada ao seu passado nada feliz.

Uma manhã Willoughby pede a Marianne uma conversa em particular, e enquanto todos esperavam que uma proposta forma de casamento viria dele, é a sua partida imediata para a capital que ele declara, sem explicar direito seus motivos. Marianne cai em depressão, uma que parece tão funda a ponto de ninguém conseguir ajudá-la. Apenas a sugestão de uma viagem para Londres com Mrs. Jennings é que anima novamente a garota, mas traz desespero para Elinor ao mesmo tempo - ela conhece Lucy Steele (Imogen Stubbs) uma noite, que confessa estar noiva de Edward há anos, em segredo.

A estadia em Londres é confusa; Marianne manda várias mensagens para Willoughby, mas nenhuma é retornada. Ela o reencontra, finalmente, numa festa - mas com outra mulher. Marianne não passa bem e sai cedo do baile, no dia seguinte recebendo uma carta, onde Willoughby apenas diz que está compromissado com outra mulher, e que o casamento com ela não deverá tardar.

Elinor decide levar Marianne de volta para casa e pede ajuda para o Coronel para poder terminar o trajeto de Londres até o chalé onde residiam. O Coronel concorda imediatamente - e conta uma história do seu passado, que explica muito do seu comportamento e personalidade.

Porém, antes da partida das irmãs para o campo, Elinor recebe Lucy na casa de Mrs. Jennings na cidade e Edward aparece para visitá-la, encontrando ambas. No entanto, eles mal conversam e há uma atmosfera estranha entre todos.

Pouco tempo depois, a cidade inteira descobre sobre o noivado secreto de Lucy e Edward - o último sendo forçado a desfazer o compromisso ou ser deserdado. Leal à Lucy, ele se recusa a seguir as ordens da família e termina sem dinheiro algum. Marianne, nesse momento, começa a entender melhor algumas das ações de Elinor também.

O Coronel, ouvindo sobre a situação de Edward, propõe que ele vá morar em uma parte das suas terras com Lucy - já que ele conhece bem as dores de ser separado de alguém que se ama há muito tempo. É na casa da filha de Mrs. Jennings e de seu marido que eles param antes de chegar ao chalé, e é lá também que Marianne decide dar outro passeio que também acaba em chuva. Dessa vez, quem a resgata é o Coronel, que também busca a mãe das irmãs para ver Marianne quando esta adoece gravemente.

Ela se recupera e quando todas já estão de volta ao chalé, o Coronel também passa uma boa parte do seu tempo por lá, ajudando na recuperação de Marianne. Ele também a presenteia com um piano, e é enquanto ela já treinava a música que ele enviou junto com o instrumento que uma visita inesperada chega, com notícias ainda mais arrebatadoras - e um final feliz para todos se segue.

O filme é magnífico. Ang Lee conseguiu capturar a essência do livro, que realmente passeia pelo drama, pelo romance e também pela comédia. A grande sensibilidade desse diretor para focar os sentimentos humanos e tirar atuações esplendorosas dos atores iria se tornar muito mais famosa com o seu trabalho em Brokeback Mountain, mas já pode ser definitivamente notada aqui.

Os quatro atores principais estão formidáveis, mas o elenco de apoio não faz por menos - em especial Margaret. A personagem não tem tanto espaço assim no livro, mas acrescenta todo um charme e graça à película que é indiscutível. Os cenários e os detalhes de época também são de encher os olhos.

Existe uma cena em particular que costuma encantar todos os fãs de poesia e em especial, da voz de Alan Rickman: o momento em que ele lê algumas linhas para Marianne é altamente celebrado por todas as suas fãs, e é de fato uma cena tocante que pode ser inclusive conferido em sites como o YouTube.

É uma linda produção que merece todas as críticas positivas que ganhou até hoje, sem exceção. Um lindo contraponto entre razão e sensibilidade que é tão comum dentro de todos nós.

Nenhum comentário: